Petrobras inaugura 2 plataformas até fim do ano e eleva capacidade de produção em 160 mil barris
São Paulo - A Petrobras anunciou hoje que, até o final deste ano, colocará em operação mais duas plataformas de produção de petróleo. Juntas, elas serão capazes de produzir 160 mil barris de óleo por dia (bpd).
A plataforma "Presidente JK" (P-34) entra em operação em novembro, no campo de Jubarte, no litoral sul do Espírito Santo. Ela terá capacidade para produzir até 60 mil bpd.
Já a segunda plataforma, batizada como "Cidade do Rio de Janeiro", será colocada no campo de Espadarte, na costa do Rio de Janeiro, em dezembro. A unidade poderá produzir até 100 mil bpd, segundo a Petrobras.
Com a instalação dessas plataformas, a capacidade de produção diária instalada pela Petrobras em 2006 subirá para 440 mil bpd. No início do ano, a empresa inaugurou a plataforma P-50, com capacidade de produzir 180 mil bpd. Foi essa unidade que permitiu à Petrobras declarar a auto-suficiência do país em produção e uso de petróleo.
De acordo com a Petrobras, as obras da P-34 foram concluídas hoje, no Porto de Vitória. Ela agora será submetida a testes operacionais e rebocada até a porção norte da Bacia de Campos.
Já a plataforma "Cidade do Rio de Janeiro" foi construída em Cingapura e está já a caminho do Brasil, para ser instalado na área mais ao sul da Bacia de Campos.
Segundo a Petrobras, as duas plataformas de produção contam com sistemas de bombeamento que são instalados no leito marinho, ao lado do poço de produção. Com essa tecnologia, desenvolvida pela própria empresa, será possível reduzir custos operacionais da extração e facilitar a manutenção e eventuais trocas necessárias nas bombas.