Torta de castanha-do-pará e coco queimado
Excelente ingrediente para tortas, bolos e recheios, a castanha-do-pará combina perfeitamente com o coco queimado nesta torta fácil de fazer e muito saborosa. |
|
Torta de castanha-do-pará e coco queimado
Ingredientes
Torta
250 g de ricota fresca
3 ovos
1 xíc. (chá) de castanha-do-pará moída grossa
¾ xíc. (chá) de açúcar
1 xíc. (chá) de leite
2 col. (sopa) de maisena
½ col. (chá) de canela em pó
Calda
1 xíc. (chá) de açúcar
1 xíc. (chá) de água
1 col. (café) de essência de baunilha
Coco queimado
1 xíc. (chá) de coco ralado seco
2 col. (sopa) de açúcar refinado
Preparo
No liquidificador, coloque as gemas, açúcar, leite, canela e ricota. Bata até ficar homogêneo. Junte a maisena e a castanha. Bata as claras em neve e incorpore suavemente à mistura de castanha. Unte uma fôrma de 23 cm de diâmetro e polvilhe com farinha. Despeje o creme e leve ao forno preaquecido a 170°C por aproximadamente 45 minutos (ou até que um palito inserido no meio do bolo saia limpo). Espere esfriar um pouco e desenforme.
Para a calda, doure o açúcar em uma panela pequena, em fogo baixo. Mexa com uma colher de pau somente até derreter todos os grãos de açúcar. Acrescente a água com cuidado e mexa para dissolver. Deixe engrossar e acrescente a baunilha.
Para o coco queimado, misture o coco e o açúcar em uma frigideira. Mexa com uma colher de pau, em fogo baixo, até dourar o coco por completo. Transfira para um prato imediatamente e deixe esfriar.
Regue a torta com a calda e polvilhe o coco queimado.
Rendimento: 1 unidade
Tempo de preparo: 1h20
Execução: fácil
Custo: barato